Por que você precisa escolher uma plataforma de e-commerce escalável?

plataforma de e-commerce escalável

Escolher a plataforma ideal para um projeto de e-commerce é uma das etapas mais desafiadoras do processo. Agora, ainda mais desafiador é escolher uma plataforma de e-commerce escalável, ou seja, que te permita crescer.

Isso porque existem uma série de opções no mercado que entregam uma variedade enorme de funcionalidades, promessas e custos mas que nos final das contas pode não ser a escolha ideal para você.

O mercado de plataformas de e-commerce no Brasil está repleto de boas tecnologias e escolher errado não está ligado necessariamente a escolha de uma plataforma ruim.

Escolher errado pode estar relacionado a escolha de uma plataforma que não atende ao seu momento atual.

Você pode ter em mente uma plataforma menor e mais barata que te permite ativar um e-commerce de forma rápida e com um custo reduzido ou escolher uma plataforma maior e mais cara mas que te oferece diversos recursos para crescer.

E essa escolha é justamente o que pode fazer a diferença para você começar e se manter crescendo se a sua escolha não for uma plataforma de e-commerce escalável.

Plataformas de entrada X Plataforma de grandes operações

Para você entender o que é uma plataforma de e-commerce escalável é preciso conhecer 3 grupos de plataformas: plataforma de entrada, plataforma de grandes operações e plataformas de entrada escaláveis.

O grande objetivo deste artigo é trazer a importância do último grupo de plataformas apresentado acima (plataformas de entrada escaláveis), mas para isso é preciso entender o que são os dois primeiros grupos.

Plataformas de entrada

São plataformas para quem está iniciando no segmento de e-commerce, ou seja, para quem está iniciando um projeto de loja virtual.

Estas plataformas também são indicadas para quem possui poucos recursos para começar a empreender vendendo produtos ou serviços no mundo digital.

As plataformas de e-commerce de entrada são conhecidas pelo custo baixo de set-up (implantação) e facilidade de subida da loja virtual.

De outro lado possuem limitações que estão atreladas justamente ao custo que elas trazem, o que pode fazer com que o seu crescimento também seja limitado.

Existem limitações que estão diretamente ligadas ao seu faturamento como por exemplo quantidade de sessões mensais, quantidade de produtos, quantidade de pedidos e até limitação da própria receita dentro de um pacote contrato.

Além disso podem existir limitadores que não estão ligadas diretamente a sua receita mas sim as funcionalidades da operação e ao crescimento como, poucas opções de integração com meios de pagamento, transportadoras, sistemas ERP e sistemas terceiros.

Por fim, recursos de tecnologia que possam fazer sentido para o seu negócio podem não estar disponíveis em plataformas de entrada, o que pode ser um grande inviabilizador do seu e-commerce.

Plataformas de grandes operações

São plataformas, que como o próprio nome diz, para operações de grande porte ou que já estão em um amplo processo de crescimento.

As plataformas de grandes operações possuem um custo mensal mais elevado, o que justamente acaba inviabilizando a entrada de player pequenos.

Além disso o custo de implantação nessas plataformas tende a ser maior, até pelo fato de ser mais complexa a subida da loja na maioria dos casos.

Essas plataformas estão prontas para oferecer crescimento aos seu clientes e poucas limitações tecnológicas, o que pode ser um fator decisivo no momento da escolha.

Além disso uma plataforma de grandes operações por padrão oferece uma diversidade enorme de possibilidades de integrações com meios de pagamento, transportadoras, sistemas ERP e sistemas terceiros..

Esse tipo de plataforma comumente não oferece limitações em seus pacotes de serviços, ficando restrito unicamente ao que de fato a plataforma tem a oferecer aos seus clientes.

De outro lado essas plataformas, como mencionado acima, inviabilizam a entrada de pequenos lojistas ou lojas virtuais que precisam começar de forma mais enxuta, mas ainda sim são plataformas de e-commerce escaláveis (em sua grande maioria).

Plataformas de entrada escaláveis

Como visto acima cada modelo de plataforma possui pontos positivos ou negativos que podem ser os elementos que vão fazer você tomar sua decisão de escolha.

As plataformas de entrada escaláveis são justamente aquelas que te possibilitam entrar e ao mesmo tempo escalar bastante. São plataformas de e-commerce escaláveis mas com um custo acessível.

Quando escolhemos uma plataforma de entrada que não possibilita o crescimento do seu e-commerce de forma escalável, muito em breve será preciso migrar de plataforma.

E essa migração não é algo simples, na verdade o processo de migração de loja virtual é tão doloroso quanto o próprio processo de implantação.

Infelizmente quando você decide mudar de plataforma não é possível reaproveitar muitas coisas, o que pode te fazer perder um tempo precioso e faturamento. 

Falo mais sobre o que é possível aproveitar em um processo de migração de loja virtual neste artigo.

É muito importante escolher bem a plataforma de e-commerce que vai utilizar para vender seus produtos, uma escolha errada pode custar muito caro mais tarde.

O que é precisa levar em conta para escolher uma plataforma de e-commerce escalável que seja ideal para você?

Como dito no início deste artigo, escolher a plataforma ideal para você é um dos processos mais desafiadores, não apenas para o lojista mas também para o consultor.

Justamente porque envolve uma série de variáveis que não são simples de planejar e principalmente depende do momento atual do lojista.

Valor inicial de investimento

Este é o primeiro ponto que deve ser avaliado! Ter definido o valor do investimento que será necessário para tirar a loja do papel, e claro, o custo mensal da operação nos próximos meses é o primeiro ponto de controle para a decisão.

Toda implantação de e-commerce possui um custo para ativação do projeto e esse valor pode sim estar relacionado a plataforma de sua escolha.

Quanto mais complexa a plataforma, mais integrações forem necessárias e mais customizado for o seu layout, mais caro vai ficar.

Uma dica é procurar ter desenhado o que de fato vai ser necessário para você iniciar sua operação de e-commerce e depois vá adicionando recursos, funcionalidades e integrações.

Fique atento também as custos mensais para fazer o seu e-commerce girar, não basta ter dinheiro para tirar a loja do papel e depois não consegui investir em marketing.

Complexidade de ativação

Já deu para perceber que quanto mais complexo o projeto, mais caro né? Se o seu projeto exigir um nível de customização muito grande, provavelmente plataformas menores não vão te atender.

Neste sentido você realmente precisará de uma plataforma maior, o que pode acabar encarecendo seu projeto.

Você pode iniciar de forma mais estruturada o seu projeto, deixando recursos de maior complexidade para uma segunda fase do projeto, porém é extremamente importante saber se a plataforma que escolheu vai de fato te atender depois.

Lembre-se que começar com um custo menor pode não ser a opção mais barata a médio prazo de tiver que migrar de plataforma muito rápido.

Quais as limitações da plataforma?

Basicamente é aqui que você vai conseguir verificar se a plataforma de e-commerce vai te dar escala ou nao.

As limitações podem estar relacionadas a recursos que estarão disponíveis em pacotes mais altos de contratação ou capacidade tecnológica que ela vai poder te entregar.

E é aí que a coisa começa a ficar mais complexa mas ao mesmo tempo te dando visão da escolha da plataforma ideal para, seja para começar ou para migrar.

Limitações de acessos

Um dos modelos mais utilizado por plataformas de e-commerce para limitar os seus clientes de acordo com os pacotes contratados é pelo volume de pessoas acessam a loja.

É importante você entender que a partir do momento que se limita a quantidade de pessoas que acessam a sua loja virtual, automaticamente se limita o faturamento dela.

Para você entender essa conta a primeira coisa que precisa observar é se a limitação está em visitas/sessões ou pageviews.

É muito importante saber diferenciar estas duas coisas por que isso é determinante na sua conta final de faturamento.

Uma sessão, ou visita, é referente a contagem de acesso de uma pessoa dentro de um período de tempo que iniciou um processo de interação e navegação na sua loja virtual. Ou seja, todo o tempo no qual a pessoa está a interagir com a sua loja está dentro de 1 sessão.

Já os pageviews (ou visualizações de páginas) é o número total páginas visualizadas de cada uma das páginas que uma pessoa pode ter acessado dentro de uma sessão. Ou seja, uma sessão pode ter vários pageviews.

Se as pessoas na sua loja virtual visitam uma média de 4 páginas por sessão e a sua plataforma te limita em 50.000 pageviews você terá aproximadamente 12.500 sessões (50.000 / 4).

Para entender a limitação de faturamento que o limite de acessos pode acarretar basta saber saber a sua taxa de conversão e multiplicar pelas sessões, isso vai te dar a quantidade de pedidos. Depois basta multiplicar os pedidos pelo ticket médio que a sua loja possui e chegará na receita estimada:

Taxa de conversão x Sessões x Ticket Médio = Receita

1,5% (1,5 / 100) x 12.500 (187,5) x 250 = R$ 46.875,00

O resultado da conta com base no limite de acessos é o limite estimado que poderá captar na sua loja virtual.

Quantidade de produtos

Limitar a quantidade de produtos também pode ser um modelo utilizado pelas plataformas de entrada para dividir os pacotes de contratação.

Limitar os produtos também limita o seu crescimento em receita, uma vez que profundidade no portfólio de produtos pode ser um fator decisivo para as vendas.

Se você vai começar com poucos produtos, talvez este ponto não tenha tanto impacto no seu e-commerce, mas ainda sim é importante verificar daqui quanto tempo precisará escalar seu portifolio de produtos.

Integrações disponíveis

As integrações são sem sombra de dúvidas um dos principais fatores que você deverá levar em consideração para escolher uma plataforma de e-commerce escalável.

E quando falo em integração me refiro a tudo que pode ser integrado: meios de pagamento, operadores logísticos, sistemas ERP, tecnologias terceiras, etc… 

A plataforma de e-commerce, no geral, faz a gestão do catálogo de produtos, armazena e atualiza informações de estoque e preço, desce pedidos e armazena informações de clientes.

Todas as demais funções operacionais são feitas via integrações e isso pode ser um limitador importante não apenas para escalar mas principalmente para começar.

Meios de Pagamento

Quanto mais opções de meios de pagamento a plataforma oferecer, mais possibilidades de escolhas você terá.

O mercado de pagamentos no Brasil hoje está sendo muito bem atendido por diversos gateways, adquirente e sub-adquirente, o que não falta hoje em dia são possibilidades de escolhas.

Justamente por isso a plataforma precisa te dar liberdade para escolher a tecnologia de pagamento com as melhores taxas, melhores recursos e melhores modelos de negócio para você.

Operadores Logísticos

O mesmo acontece com operadores logísticos, a plataforma se conecta com a transportadora para trazer valores de frete e range de entrega. 

É muito importante verificar quais as possibilidades de integração com parceiros logísticos a plataforma possui.

Também existem gateways de transportadoras que possui um pool de operadores logísticos disponíveis em seu “guarda-chuva”, o que pode te ajudar a ter um volume maior de opções de transportadoras contratando apenas um operador logístico.

Integrações com Sistemas ERP

No caso de sistemas de backoffice, os chamados ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial), o problema pode ser ainda maior. 

Aqui é definitivamente onde se encontram os maiores gargalos de implantação e de migração, principalmente se você já possuir um sistema dentro da sua empresa que seja engessado.

Isso por que muitas vezes trocar o ERP da sua empresa por outro que tenha conexão nativa com a plataforma de e-commerce que pretende contratar não é uma opção, sendo necessário algumas vezes contratar empresas especializadas em integração middleware que farão o trabalho complicado.

O middleware basicamente faz a ponte entre as conexões do ERP e do e-commerce, possibilitando assim a sua integração. Porém isto pode acarretar em mais custos, tanto para implantar quanto para manter.

Mas nesse ponto é necessário olhar justamente se na plataforma que pretende contratar existe a possibilidade de customizar integração com ERP’s. 

Integrações com Sistemas Terceiros

Pode também existir a necessidade de integração com sistemas terceiros diversos como Hubs, aplicações, ferramentas de marketing, ferramentas de automação, marketplaces, etc… 

Para que seja possível essas conexões a plataforma de e-commerce precisa estar aberta tecnologicamente para isso.

Caso algum recurso que seja essencial para você não tenha aderência a plataforma, você terá que fazer uma escolha, pois o se crescimento poderá depender disso.

Funcionalidades

Outro fator de escolha que pode fazer grande diferença em suas chances de crescimento em uma plataforma de e-commerce escalável são as funcionalidades disponíveis.

Verifique o que a plataforma oferece de forma nativa e compare com suas necessidades. Alguns recursos podem ajudar e influenciar bastante seus resultados. 

Liberdade de customização

Se você pensa em começar de maneira enxuta, o custo de manutenção pode ser um critério decisivo na escolha da sua plataforma de e-commerce. 

Ter liberdade na customização vai além de poder criar layouts customizados, mas passa principalmente pela possibilidade de você mesmo conseguir alterar o que precisa de forma simples e independente.

A partir do momento que você tem uma plataforma onde a única maneira de alterar o front-end da sua loja é via parceiro ou pela própria plataforma, estará amarrado a orçamentos que podem inviabilizar avanços de design.

Escolha plataformas de ecommerce na qual você pode fazer alterações de forma independente e preferencialmente de maneira simples. No mínimo que não tenha exclusividade de alteração apenas pela própria plataforma ou que, se a manutenção for dada por algum parceiro, seja possível trocá-lo de forma fácil.

E o mais importante para escolher uma plataforma de e-commerce escalável

O mais importante é que a plataforma atenda o seu momento atual e te possibilita começar a vender rápido e de forma sustentável.

Quanto mais rápido tirar o seu projeto de e-commerce do papel, mais rápido você pode validar e fazer as alteraçõe necessárias de maneira muito mais assertiva.

E depois de verificar isso, leve em conta o que foi abordado neste artigo, isso vai com certeza ajudar você na escolha da plataforma de e-commerce ideal.

Quer saber como escolher a plataforma de e-commerce ideal para você? Entre em contato com a gente e converse com um especialista em e-commerce.

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