fbpx

Consultoria de E-commerce

A consultoria de e-commerce que entregamos traz a bagagem de anos de experiência e a metodologia do nosso CEO Raphael Ferrari – Diretor na Agência Sanders, Professor de e-commerce na Faculdade Belas Artes e Professor de Marketing Digital na ComSchool.

São mais de 250 lojas implantadas desde o processo de concepção de marca até a ativação da operação e estratégias de marketing focadas em performance.

A consultoria de e-commerce é completa, podendo entregar desde o business model da empresa, até toda a estratégia de marketing e vendas da sua loja virtual.




    Planejamento e Cronograma

    Ações internas e externas que envolvem o projeto.

    Plano de negócio
    e ação

    Mapa de tudo o que deverá ser executado ao longo do projeto.

    Direcionamento de implantação

    Escolha das plataformas ideias de mercado.

    Seleção de fornecedores

    Seleção e indicação de fornecedores do e-commerce.

    Transferência de conhecimento

    Treinamentos e workshops para as equipes internas.

    como podemos ajudar

    Como a consultoria de e-commerce pode te ajudar

    Um processo de implantação de loja virtual não é tarefa fácil, existem uma série de processos e detalhes técnicos que precisam ser avaliados cuidadosamente antes de colocar um e-commerce no ar. E ter uma visão macro e micro de todos estes processos faz uma diferença enorme para decidir os caminhos a se tomar.

    Além do desafio técnico, é preciso ter uma visão da estimativa financeira a médio e longo prazo, para que se tenha uma visão mais clara do custo operacional, compra produtos, investimentos em marketing e capital inicial para ativação de plataformas e ferramentas.

    Em nossa consultoria nos preocupamos em realmente traçar a rota de sucesso do nosso cliente e encurtar os caminhos. Toda a experiência acumulada em 15 anos no mercado de marketing e 10 anos no mercado de e-commerce e com mais de 250 lojas implantadas nos possibilitam ter uma visão profunda de todos os possíveis desafios de uma implantação e o mais importante: como vencê-los.

    A consultoria de e-commerce, além de poder validar a a viabilidade do projeto, também é a principal ferramenta de direcionamento para que o projeto ande da maneira ideal para que não hajam surpresas no meio do caminho.

    sobre a consultoria

    Saiba mais sobre a Consultoria de E-commerce

    Nossa consultoria é pautada com base experiência e metodologia desenvolvida pelo nosso CEO Raphael Ferrari, sócio diretoria na Agência Sanders Digital, uma das principais agência de marketing digital e e-commerce do mercado Brasileiro.

    Todos estes anos de agência e consultoria do Raphael sendo responsável pela implantação de projetos de clientes como Danone, Ferrero Rocher, CNA, New Era, Chevrolet e outras marcas possibilitaram que o nosso método tenha todos os caminhos muito bem traçados e desenhados, minimizando possíveis surpresas que podem aparecer no meio do caminho.

    Uma das coisas mais importantes no processo de consultoria é entender no detalhe o cenário atual do cliente e principalmente onde ele precisa chegar. Isso por que saber como começar é importante, mas saber onde e como chegar lá é tão importante quanto. Isso quer dizer que saber a plataforma ideal, os custos iniciais de operação, os custos mensais para os próximos e meses e quando a empresa vai começar a dar lucro vai te dar uma visão muito mais de talhada dobre o seu negócio.

    Para tanto, é precisa saber todos os caminhos que precisaremos passar para tirar uma loja virtual do papel. Então, é muito importante saber quais fornecedores contrataremos e também quais tecnologias vamos utilizar para ativar o E-commerce. Nós da Raphiz temos conexão com diversos operadores logísticos, meios de pagamento e plataformas de e-commerce, porém o mais importante é que não temos compromisso com ninguém, pois o nosso objetivo é entregar a melhor solução para o cliente e não para os fornecedores.

    consultoria de e-commerce

    Parte do escopo da consultoria é te auxiliar a escolher o player e plataforma de e-commerce ideal para você. Tudo vai depender, como dito anteriormente, do seu investimento atual, dos custos mensais e do seu objetivo. Nossa experiência se destaca em diversas plataformas do mercado, em especial VTEX, JET Commerce, Shopify, Magento e Loja Integrada.

    É importante garantir o planejamento de todas as pontas do projeto, tanto interna quanto externa.  Por este motivo criamos um cronograma detalhado que aborta todas as faces de lançamento e pós lançamento da loja virtual.

    Uma das coisas que mais prezamos é a transferência de conhecimento de todas as etapas da consultoria. Porém, antes de nosso clientes andar sozinho nós damos todo o apoio e suporte na execução das ações iniciais do e-commerce. Nós nunca deixamos nosso cliente sozinho.

    Depois da loja lançada, é preciso ter um cronograma bem estruturado de marketing, depois de lançar você precisa começar a vender o quanto antes. As estratégias de marketing digital possuem seu foco na construção de marca e na performance (Venda, venda e venda). Entregamos uma estratégia completa de marketing digital que contempla o planejamento, posicionamento de marca, reconhecimento de personas, estratégias de marketing, canais de atuação e investimento de mídia, projeção de investimentos, modelos de ações e calendário de marketing.

    Por fim é preciso ter o plano de ação em mão juntamente com a projeção financeira de investimentos e receita esperada da sua loja virtual. Essa projeção financeira tem uma visão de médio e longo prazo, que contempla todos os recursos inicias para iniciar sua operação, acompanhando a curva de crescimento dela conforme o aumento do faturamento.

    o metedo

    Metodologia da Consultoria de E-commerce

    1. Análise e diagnóstico do cenário

    Nesta etapa fazemos um levantamento de todo o ambiente interno e externo da empresa. O objetivo aqui é levantar o atual momento para a ativação do negócio e projetar potenciais riscos e oportunidades que estarão pela frente, tanto no mercado quanto na sua operação interna.

    É aqui que mapeamos também quem são os potenciais consumidores e concorrentes que estão a frente da sua empresa no mercado.

    2. Planejamento e plano de ação da consultoria de e-commerce

    No plano de ação entregamos as ações macro que envolvem o projeto, desde as contratações até o planejamento dos processos operacionais e indicadores de controle da operação.

    Essa fase é uma etapa crucial da consultoria, pois ela é o mapa do que deverá ser feito para se alcançar os resultados. Nessa fase definimos por exemplo todo o plano de marketing, calendário comercial, categorização da loja virtual, modelo de cadastro de produtos e organograma interno.

    3. Construção do plano de negócio e projeção financeira

    Se o plano de ação é o mapa do caminho que teremos que percorrer, a etapa do plano financeiro é a visão do objetivo que queremos chegar!

    Na projeção financeira colocamos a visão de todos os custos que farão parte no seu negócio, tanto para começar (setup de plataforma, ERP, produtos, etc.), quando no mês a mês (aluguel, funcionários, marketing, etc.). É justamente aqui que será possível ver a viabilidade do projeto e a partir de que mês o investimento começa a voltar para você.

    4. Definição de KPI’s de controle do projeto e acompanhamento

    É muito comum em consultorias convencionais entregar ao cliente o que ele precisa, mas não entregar as ferramentas nas quais ele vai precisar para controlar o andamento do projeto.

    E a definição dos KPI’s é justamente isso! Em andamento sincronizado com o cronograma, desenhamos métricas para que todos os responsáveis do projeto consigam acompanhar e verificar qual das engrenagens está girando em dessincroniza com as demais.

    5. Transferência de conhecimento e treinamento

    Em nossa visão essa talvez seja a etapa de maior valor da consultoria: nos preocupamos em realmente transferir o máximo de conhecimento possível para todos os envolvidos no projeto.

    Entendemos que apenas entregar um plano de ação não basta se após a saída da consultoria o cliente não estiver apto a tocar o projeto. Por este motivo, parte do processo de consultoria envolve treinamentos e workshops com cada equipe que fará parte do projeto para prepará-los. Este é o processo da consultoria na qual “tiramos as rodinhas da bicicleta”.

    6. Apresentação Final e Treinamento da Consultoria de E-commerce

    Durante todo o processo da consultoria, a cada etapa, os entregáveis são apresentados e validados com o cliente, assim como treinamentos específicos para cada equipe do projeto. Mas ao final é proposta uma apresentação geral com tudo o que foi levantado na consultoria e os próximos passos.

    Esta basicamente é a entrega do projeto de consultoria, garantindo a excelência dos processos e da continuidade das ações conforme foi planejado. Nesta fase também costumamos propor um treinamento final par garantir que as equipes estão preparadas para seguir em frente.

    raphael ferrari

    Sobre o consultor
    RAPHAEL FERRARI 
    Especialista em Marketing Digital e E-commerce

    5/5

    Profissional a 15 anos no mercado de marketing digital especialista em vendas online
    Raphael é sócio na Agência Sanders Digital, agência especializada em Marketing e E-commerce localizada em São Paulo. Raphael foi responsável pela implantação e gestão do marketing de clientes como Danone, Ferrero Rocher, Suvinil, Ikesaki, Probel, entre outras. 
    Também é Professor de e-commerce na Faculdade Belas Artes e Professor de Marketing Digital na ComSchool.

    onde nos diferenciamos

    Por que a nossa consultoria de e-commerce é diferente?

    raphael ferrariO método aplicado por nós não vem de teorias básicas de criação de empresas, nosso método vem de anos de experiência em implantação de e-commerces dos mais variados segmentos. O Raphael Ferrari, consultor responsável pelo desenvolvimento do método possui 15 anos de experiência em marketing e e-commerce e é sócio da Sanders Digital, uma das maiores agências de e-commerce do mercado brasileiro com mais de 250 lojas implantadas.

    E o Raphael esteve presente em todas estas lojas implantadas no decorrer do anos, isso possibilitou o desenvolvimento de uma metodologia que foca na realidade de uma implantação, levando em conta todos os desafios que este processo tem pela frente. Com isso é possível ter mais previsibilidade para encurtar alguns caminhos que só quem já passou muitas vezes vezes por este processo conhece.

    Além disso, os clientes implantados e atendidos em nossa consultoria são dos mais variados segmentos do mercado como alimentos, beleza, construção, nutrição especializada, móveis, moda, eletrônicos, eletrodomésticos e acessórios.

    Um dos nossos grandes diferenciais está no atendimento a indústria. Nos dias de hoje a marca precisa estar cada vez mais próxima do consumidor final e o segmento chamado D2C (Direct to Consumer) promovido pela indústria está cada vez mais comum. Já viabilizamos projetos para indústrias como Basf, Arcelor Mittal e Probel por exemplo.

    consultoria de marketing digitalOutro ponto, como já apontado acima, é a preocupação em transferir o conhecimento que temos na consultoria. Levantar os insumos, ferramentas e fornecedores que viabilizarão o projeto é o que fazemos de melhor, mas isso não basta para nós, temos a preocupação de garantir que após a saída da consultoria o cliente conseguirá executar as tarefas e seguir com o projeto. Por este motivo entregamos, mais do que planejamento e plano de ação, conhecimento!

    Só que para fazer isso tudo, não fazemos como a maioria das consultorias do mercado, ou seja, não ligamos taxímetro. Uma prática muito comum é ter um horário de início e fim dos encontros definidos e qualquer minuto a mais é cobrado a parte. Entendemos a importância do tempo tanto para nós quanto para nosso cliente, mas mais importante do que isso é a garantia, por este motivo nosso foco está justamente nos entregáveis e não no tempo que ficamos alocados com o cliente.

    entrega

    O que entregamos na Consultoria de E-commerce

    Análise de oportunidades e riscos internos e externos que podem impactar o resultado da empresa.

    Definição dos processos e estratégias de marketing da marca, assim como canais potencias de mídia.

    Calendário e estratégias comerciais do e-commerce para agregar às ações de marketing e definição de regras comerciais.

    Definição das políticas comerciais que farão parte das estratégias de venda e abordagem de processos gerais com o cliente.

    Identificação do mix de produtos de maior potencial para venda e aposta de marketing, assim como produtos de oportunidade de venda.

    Projeção financeira de recursos mensais com visão a médio e longo prazo de despesas e receitas geradas pelo e-commerce.

    Desenho do ecossistema de tecnologia que fará parte das integrações entre plataforma de e-commerce e backoffice.

    Desenho base da arquitetura de informação da loja virtual, assim como a categorização principal do e-commerce.

    Template de cadastro de produto com o conteúdo ideal a ser replicado para a loja virtual, pensando na comunicação e na otimização de SEO.

    Desenho base da equipe operacional necessária para rodar o projeto de e-commerce de acordo com a projeção de receita e crescimento.

    Desenho dos processos gerais operacionais do e-commerce como rotina de entrega, logística reversa, atendimento do SAC, etc.

    Métricas de acompanhamento essenciais para analisar o crescimento e andamento do projeto de e-commerce pelas diferentes áreas da empresa.

    depoimentos

    O que os Clientes dizem?

    Lígia Mendes Gerente de E-commerce na Danone

    O Raphiz participou da versão 2.0 da loja Sabor de Viver da Danone e o projeto foi um sucesso.

    Gleverson Gerente de Marketing na E-Tonini

    Raphael vem sendo uma peça chave no crescimento do nosso e-commerce desde o início da parceria.

    Khalled Bento Gerente de E-commerce na BrasilTronic

    Com o Raphiz tivemos a melhor Black Friday da história da empresa, vendendo 1 mês em 1 dia.

    Carol Guaraldo Diretora de Marketing na Casa da Arte

    A consultoria do Rapha foi importante p/ entendermos as lacunas que tínhamos em nosso processo.

      O QUE ESPERAR DA CONSULTORIA DE E-COMMERCE

      A consultoria de e-commerce é uma ferramenta importantíssima para você que quer implantar um projeto de loja virtual mas ainda tem dúvidas em algum ponto do processo. Uma implantanção de loja virtual é um processo árduo e trabalhoso, por este motivo conhecer no detalhe cada uma das etapas faz toda a diferença.

      Além disso a consultoria de e-commerce é a melhor maneira de validar a viabilidade financeira do projeto e verificar os pontos necessários para a ativação da loja virtual. Basicamente é a oportunidade de entender como tornar o seu e-commerce sustentável e não investir errado.