Migração de plataforma de e-commerce: o que dá para reaproveitar?

migração de plataforma de e-commerce

O processo de migração de plataforma de e-commerce é bastante trabalhoso e doloroso, quem já passou por isto sabe do que estou falando.

Mesmo quem ainda não precisou migrar mas já passou pelo processo de implantação de loja virtual sabe como é difícil.

Uma migração de loja virtual para outra plataforma de e-commerce é basicamente uma nova implantação. Você passa praticamente pelas mesmas dores que passou na primeira vez!

Claro que alguns caminhos serão mais curtos como por exemplo a contração de alguns fornecedores dos quais você já possui contrato (transportadoras e meios de pagamento por exemplo), aprovações de layout, descrição e foto de produtos que você já possui e banners que podem ser reaproveitados.

Algo muito importante referente a meios de pagamento e transportadoras das quais você já possui contrato em sua plataforma atual é verificar se possuem integração com a nova plataforma, caso não tenham poderá ser um problema.

Por outro lado existem coisas que não serão possíveis de se reaproveitar e infelizmente são as mais trabalhosas.

O processo de desenvolvimento de layout por exemplo é algo que terá que ser reimplantado, uma vez que cada plataforma tem uma estrutura de codificação diferente da outra.

Eu não estou falando de design nesse ponto que se refere a layout mas sim da codificação HTML da sua loja virtual.

Outro ponto muito importante é a integração com o seu sistema de backoffice (ERP) e cadastro de produtos. Talvez estes sejam os pontos de maior dificuldade no que se refere a migração de e-commerce.

Isso por que se o seu ERP não possuir integração nativa com a nova plataforma, talvez você tenha que contratar essa integração direto com o seu fornecedor ou com um integrador.

Isso se aplica também aos cadastros de produtos. Se o seu ERP tiver uma integração completa com a nova plataforma, a carga de tudo o que você já tem cadastrado vai mais completa. Mas ainda assim você terá que fazer uma limpeza e otimização no cadastro dos produtos que foram para a loja, principalmente no que se refere a SEO.

Caso contrario você terá que recadastrar manualmente, via planilha ou via carga parcial do backoffice.

Além disso existem outros pontos como configurações de categorização, filtros, configurações básicas de loja, parametrização de meios de pagamento e outros.

Como visto, uma migração não é tarefa simples. Neste vídeo falo um pouco mais sobre este tema e trago dicas para você que está pensando em migrar sua plataforma de e-commerce:

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