Essa é uma dúvida muito frequente entre as pessoas que chegam até mim para falar de estratégias de marketing digital. Por que o meu e-commerce não vende pelas redes sociais?
Alguns até chegam a obter pequenos resultados, mas nada que possa fazer uma grande diferença na receita deles.
No final das contas isso acaba frustrando de mais os lojistas, por que acham que o grande problema está nas redes sociais e acabam parando de investir lá.
O grande ponto aqui é que o comportamento e até mesmo o objetivo das pessoas quando estão navegando em alguma rede social não é o mesmo das pessoas que buscam por algo no Google.
Apenas essa informação já seria o suficiente para que você entenda o ponto que quero trazer. Mas além disso também é preciso mudar as estratégias de marketing a partir do canal de redes sociais.
Fazer marketing digital para um e-commerce é muito diferente de fazer apenas marketing digital
Eu sempre faço muita questão de enfatizar isso: “fazer marketing digital para um e-commerce é muito diferente de fazer apenas marketing digital.”
E isso tem uma explicação bem extensa, mas vou resumir bastante neste tópico pois se o seu e-commerce não vende este pode ser um dos principais motivos.
O marketing digital em si possui uma série de estratégias que podem ser aplicadas em suas ações independente do seu objetivo, seja ele gerar leads, download de algum app ou mesmo vender online a partir de uma loja virtual.
Mas o grande ponto aqui é que quando o assunto é e-commerce existem uma série de variáveis na sua operações internas que podem comprometer diretamente os resultados se não estiverem redondas.
Ou seja, saber de Marketing Digital não basta! É preciso também saber como um e-commerce funciona por dentro.
Não adianta por exemplo rodar campanhas de uma determinada categoria de produto se a quantidade crítica do estoque estiver próxima e o seu departamento de compras ainda não tiver feito a solicitação de compra.
O que isso tem a ver com marketing? Bom, se a sua pergunta é referente a marketing para um e-commerce a resposta é: Tudo!
Se eu aprendi algo nesses anos trabalhando com e-commerce é que a experiência que as pessoas vão experimentar dentro da sua loja virtual é determinante para os seus resultados de marketing. Se o seu e-commerce não vende, este pode ser um forte motivo.
E essa visão também precisa estar presente em suas ações nas redes sociais.
As campanhas ficam estagnadas nas redes sociais
Uma coisa muito comum é observar uma curva de estagnação em muitas campanhas feitas nas redes sociais.
Muitas pessoas acreditam que em jogo que está ganhando não se mexe, mas este pensamento não se encaixa nas ações de marketing digital para e-commerce nas redes sociais.
Isso por que o comportamento de compra das pessoas e mesmo a jornada de compra está em constante mudança, por esse motivo precisamos acompanhar estas mutações.
Infelizmente o que se segue após o período de estagnação das campanhas é a queda constante da receita.
Por esse motivo é preciso efetuar testes constantes nos seus anúncios sempre observando o interesse das pessoas que interagem com sua marca.
Não trabalhar o público nas redes sociais da maneira correta
Só este tópico daria um filme, mas precisamos ser práticos! E para isso vou dizer uma simples frase: o público é o segredo do sucesso das suas campanhas de marketing nas redes sociais, ponto.
Diferente da forma como as pessoas encontram o que precisam no Google, nas redes sociais não há necessariamente uma busca ativa por algo.
Nas redes sociais as pessoas estão navegando e se entretendo com algo e a mídia é inserida para elas de forma interruptiva.
Agora, imagine a surpresa de alguém recebendo um anúncio do qual nunca demonstrou o menor interesse? Ou pior, imagine o seu anúncio sendo impresso para alguém que não possui interesse no seu produto e você pagar por isso.
Foi-se o tempo onde campanhas em redes sociais tinha como único objetivo “fazer marca”. Um e-commerce não vive apenas de marca, um e-commerce vive de venda direta e trabalhar a performance nos anúncios é essencial.
Para conseguir isso não adiantar criar públicos que possuem apenas afinidades em algum tema ou alguma informação demográfica específica. Você precisa saber no detalhe como as pessoas estão interagindo e se interessando pela sua marca ou os seus produtos.
Costumo utilizar muitas ações de remarketing utilizando públicos e eventos personalizados no Facebook ou Instagram. Isso me possibilita conseguir resultados muito expressivos no que se diz respeito a performance.
Além disso entenda que as redes sociais podem, além de possibilitar uma compra direta (last click), ajudar no processo de decisão de compra das pessoas.
O potencial de assistência de compra das redes sociais é enorme, uma vez que temos a possibilidade de nos fazer presentes constantemente em vários momentos das pessoas que queremos atrair.
Trabalhar apenas produto não engaja, assim como somente conteúdo não vende
Saber estruturar as campanhas de forma eficiente faz uma diferença enorme, muitas pessoas apenas impulsionam posts no Facebook e no Instagram.
Pode apostar que não é isso que vai funcionar para o seu e-commerce! É preciso ter campanhas estruturadas para diferentes objetivos.
Por outro lado, ficar postando produtos constantemente no seu feed não é a melhor estratégia.
Entenda as redes sociais como um canal onde você tem a oportunidade de criar engajamento com as pessoas e só depois disso vender para elas.
Não economize conteúdo rico para as pessoas e tente encontrar um meio termo que interesse sua audiência entre conteúdo e produtos.
Outro ponto muito importante é: o que vai te possibilitar uma maior chance de vender seus produtos serão campanhas com objetivos de venda ou reconhecimento de produto.
E é justamente aqui que entra a escolha ideal da sua meta de campanha, a estruturação das campanhas, a criação avançada do público e o desenvolvimento do seu anúncio ideal.
Configure as métricas de conversão corretamente
O Facebook possui um poderoso sistema de inteligência artificial que otimiza as suas campanhas de acordo com uma série de fatores, incluindo as conversões geradas a partir delas.
Se o seu e-commerce não vende pelas redes sociais pode ser por que ela não está sendo otimizada pela plataforma. É muito comum as pessoas deixarem de configurar as métricas de conversão e já sairem criando campanhas.
Isso faz com que o Facebook não consiga coletar informações de otimização como conversões por exemplo, uma vez que esta métrica não desce.
Confesso que não é um processo muito simples configurar os pixels e conversões no Facebook, mas o trabalho vale a pena.
É possível por exemplo configurar conversões personalizadas para cada etapa do checkout e utilizar como metas nas campanhas.
Isso vai possibilitar que você consiga realmente criar campanhas com um maior potencial de venda, tirando o foco unicamente das impressões.
Além disso, não esqueça: É muito importante analisar não apenas o quanto as redes sociais podem vender de forma direta mas também o quanto ajudam em outros canais.
Como abortado neste artigo, entender por que o seu e-commerce não vende pelas redes sociais pode ser um grande quebra cabeça, mas comece pelas dicas deste artigo que tenho certeza que estará no caminho certo.