Se você está no grupo das pessoas que sempre acreditaram no e-commerce e já possui uma loja virtual estruturada, parabéns! Pode ter certeza que você está melhor que muita gente por aí.
Agora, se você é do grupo que achava que tinha que ter um e-commerce só porque pensava que um dia esse seria o futuro do seu negócio, bem vindo, o futuro chegou!
O grande ponto aí é que esse futuro chegou rápido de mais e muita gente não imaginava (eu também não) que seríamos obrigados a nos adaptar tão rápido.
Acho que avançamos uns 5 ou talvez 10 anos no tempo no que se refere a transformação digital, não apenas as empresas mas também os consumidores.
Infelizmente muitos lojistas que não tinham o seu ecommerce estruturado estão passando por um grande aperto e sendo forçados a olhar para o digital com uma outra ótica.
O que podemos aprender disso tudo é que as coisas podem mudar de uma hora para outra e remover as barreiras físicas da sua loja é primordial. E você consegue isso com a magia do e-commerce.
Este é o momento de entender que não dá mais para esperar o futuro chegar aguardando o momento ideal da virada da sua empresa para o digital. Na real o mundo já havia mudado e as pessoas só não tinham percebido ainda.
E o mais importante, dentre tudo o que temos que analisar, é que mesmo depois que tudo voltar, que a quarentena acabar e que o comércio voltar a girar, as coisas não serão mais como antes. O que o mundo é hoje não tem mais volta!
Gosto muito de História e quando estudamos sobre guerras por exemplo, percebemos com muita facilidade todos os horrores que eventos como estes trazem.
Mas o que nem todos percebem é o quanto a tecnologia e até mesmo os seres humanos evoluem com isso tudo! Basta olhar em volta para perceber que muitas das facilidades que temos hoje em dia e nem damos tanto valor vieram de eventos horríveis como guerras, vide por exemplo o GPS que você provavelmente utiliza no seu dia-a-dia.
O que eu quero mostrar para você com este exemplo que dei é que precisamos olhar para tudo isso que nos foi imposto e agora temos que pensar o que vamos fazer com isso tudo. Podemos desistir ou podemos inovar utilizando a transformação digital como ferramenta.
Muitos falam sobre como as empresas estão percebendo que é possível ter uma estrutura mais reduzida, aplicando home office, aderindo a transformação digital e etc.
Mas vejo menos pessoas falando sobre como está sendo a experimentação das pessoas nas compras online neste momento de quarentena. Em especial das pessoas que não tinham o hábito de comprar pela internet e perceberam que elas podem fazer também.
Agora temos novos e-consumidores que não vão mais deixar de comprar pela internet e é aí que está a oportunidade de crescimento para os lojistas.
As pessoas que estão comprando online estão gostando da experiência que estão vivenciando e a tendência é que isso se firme cada vez.
Neste sentido os lojistas também terão que se preparar melhor para atender o aumento do volume de demanda, mas esse é um problema bom.
Claro que depois que a quarentena passar poderemos ver uma tendência de curva para baixo no que se refere às vendas online, afinal o varejo físico já vai ter voltado a vender também, mas essa curva não será tão acentuada quanto foi o crescimento.
E mais, essa “curva para baixo” não chegará nem perto do que era antes do isolamento, por esse motivo grande parte do ganho nas vendas será mantido.
Então, se você ainda não tem o seu e commerce estruturado, corre! Se você já tem, siga trabalhando para crescê-lo cada vez mais investindo em novas estratégias para os seus consumidores
Afinal o futuro já chegou!