A categorização de loja virtual é uma das etapas mais importantes do processo de implantação de um e-commerce.
Isso porque, além de ser com ela que você vai guiar o seu usuário no que ele precisa, também será a maneira como o Google vai levar para eles o que você tem na sua loja.
A categorização de loja virtual é a ponte entre a busca da sua audiência e o que você realmente possui na sua loja para eles.
É muito comum, principalmente quem já possui uma categorização feita para loja física, que lojistas utilizem a mesma estrutura do backoffice (sistema interno de controle de estoque e produtos da empresa) na loja virtual.
E o grande problema disso é que nem sempre a forma que você cadastra seus produtos para organizá-los é a maneira como as pessoas buscam por eles.
Como foi dito, a categorização do seu e-commerce vai muito além da organização da sua loja, ela é a base pela qual você conduz as pessoas até o que elas precisam.
Como pensar na categorização ideal para a sua loja virtual
O maior segredo para fazer uma boa categorização de loja virtual é saber como as pessoas buscam pelos seus produtos.
É nos seus consumidores que você precisa pensar na hora de estruturar os departamentos e categorias da sua loja virtual, não na sua organização interna.
Como as pessoas perguntariam do seu produto para você?
Essa é a pergunta que você deve se fazer para começar a planejar a árvore de categorias da sua loja virtual!
Imagine que um cliente tenha chegado até você e ele ainda não tem certeza do que está buscando, como você conseguiria guiá-lo até o produto ideal para ele?
Esse é justamente o trabalho de um vendedor de loja, fazer as perguntas certas para conseguir recomendar o produto ideal para o cliente.
Eu costumo dizer para meus clientes que a melhor pessoa no projeto para ajudar a montar a categorização da loja virtual é a pessoa que vende o produto, o seu vendedor (ou você se é que você mesmo venda).
Essa pessoa possui muitas respostas na ponta da língua e ela com certeza conseguirá ajudar de maneira muito efetiva na criação das categorias da loja virtual.
Como planejar a categorização de loja virtual de maneira simples
Depois que você tiver as respostas de como o seu cliente pode chegar até o produto que ele precisa, é hora de colocar tudo no papel para depois configurar na plataforma.
Existem uma série de ferramentas que você pode utilizar para criar uma boa categorização de loja virtual, mas honestamente a velha e boa planilha resolve todo o seu problema.
Hierarquia da arquitetura da árvore de categoria
Falando de estrutura de plataforma de e-commerce (ao menos na maioria) costuma-se trabalhar com até 3 níveis de categorias: departamentos, categorias e subcategorias.
Os departamentos da sua loja virtual são as páginas principais das vitrines dos seus produtos, esse é o primeiro nível de navegação. Os departamentos podem representar o tipo de produto que você vende.
Exemplo de uma loja de bijuterias:
- Brincos
- Colares
- Pulseiras
As categorias da sua loja virtual são o segundo nível de navegação, ficando abaixo dos departamentos e é o primeiro passo da busca dos usuários pelos produtos da sua loja virtual. As categorias podem representar os modelos do tipo de produto que você vende.
Exemplo de uma loja de bijuterias:
- Brincos
- Solitário
- Festa
- Dia-a-dia
- Argola
- Colares
- Pulseiras
E as subcategorias da sua loja virtual são o último nível da navegação que englobam um grupo mais específico de produtos ou seus atributos. Neste nível também podem estar disponíveis informações de classificação como preço por exemplo.
Exemplo de uma loja de bijuterias:
- Brincos
- Solitário
- Banho
Dourado
Ródio Branco - Tipo de Cravação
Cravação tradicional
Micro Cravação - Cor
Azul Marinho
Champagne
Esmeralda - Faixa de Preço
De R$10,00 a R$50,00
De R$50,00 a R$100,00
De R$100,00 a R$200,00
- Banho
- Festa
- Dia-a-dia
- Argola
- Solitário
- Colares
- Pulseiras
Você pode baixar a planilha de categorização de loja virtual utilizada no vídeo gratuitamente:
Quer saber como podemos ajudar a tirar a sua loja virtual do papel? Então entre em contato conosco: