Agora que você ativou sus campanhas no Google e no Facebook está pronto para sair vendendo certo?
Se você acredita nisso, pode ter uma grande decepção!
Uma série de fatores podem influenciar negativamente as suas campanhas como por exemplo preço não competitivo, página de destino ruim ou irrelevante, UX comprometido e por ai vai.
Mas estes pontos que citei normalmente são as primeiras coisas que olhamos, porém um ponto tão importante quanto estes passa desapercebido na maioria das vezes e o pior, não se dá o devido valor à ele.
Antes de pensar em performance você precisa mapear no detalhe o seu público e isso não é somente ter os dados macro de quem deseja atingir. É importante fazer a lição de casa da maneira correta para ter resultado.
Quais são os momentos e a jornada de compra das pessoas, como vai ser a comunicação das campanhas, onde as pessoas estão localizadas, como elas de fato buscam pelo seu produto ou pelas dores que o seu produto resolve, quais tipos e formatos de mídia elas estão propensas a consumir? Enfim… tem um trabalho enorme de entendimento antes da performance.
E infelizmente grande parte dos profissionais querem ir direto ao ponto e já sair vendendo. Isso acontece por que este tipo de pesquisa e planejamento inicial não gera resultados tangíveis inicialmente, mas é o que pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso das suas ações.