Conteúdo de marketing para e-commerce é algo que pode te ajudar muito a construir relacionamento com a sua audiência. Mas não se engane, a tarefa não é nada fácil!
Isso porque criar conteúdo de marketing para e-commerce não é só ficar postando foto de produto, longe disso! É levar temas relevantes sobre todo o universo da sua empresa e do seu cliente.
Neste artigo eu trago para você algumas ferramentas que vão te ajudar a construir conteúdos que realmente vão despertar o interesse da sua audiência, além de claro, convencê-la a comprar na sua loja virtual.
Diversifique os temas: conteúdo de marketing para e-commerce não é só mostrar produto
Neste ponto eu vou passar para vocês os principais tópicos que podem abordar em suas estratégias de conteúdo de marketing digital para e-commerce. Depois de definidas as pautas dentro de cada tópico, basta organizar as ações de postagem e distribuição.
Aproximação
O objetivo dos conteúdos de aproximação é humanizar a comunicação. Quando você consegue se relacionar com o consumidor e com o influenciador de compra dos seus produtos ou serviços através de conteúdo, o engajamento com sua marca é amplificado.
O tipo de conteúdo que você pode utilizar são publicações relacionadas aos valores da marca e ao cotidiano das pessoas que trabalham na sua empresa ou mesmo que consomem seus produtos.
É uma oportunidade muito boa para levar sua marca mais para perto das pessoas e iniciar conversas com elas.
Educação
Educar a sua audiência é basicamente guiá-la até a compra através de conteúdo relevante gerando envolvimento com o seu potencial cliente.
Você pode levar informações dos seus produtos e suas respectivas aplicações por exemplo. Este conteúdo pode ser direcionado tanto para o consumidor final quanto para o influenciador.
Lembre-se que conteúdo pode ser uma moeda de troca poderosa para atrair sua audiência e o mais importante, coletar os dados ou fazer uma venda para essa audiência.
Informação
Os conteúdos informativos levam curiosidades e fatos interessantes sobre sua indústria ou mercado. Aqui você tem a oportunidade de atualizar a sua audiência com fatos que podem ser do interesse dela.
Temas informativos também são uma ótima oportunidade de trazer novidades e atualizações do que a sua empresa tem a oferecer ou lançar para seus clientes.
Este tópico pode ter bastante sinergia com o tópico de educação, pode ser inclusive um gancho para os temas que terão abordagem educativa.
Conversão
Agora sim, é aqui que você vai falar dos seus produtos, serviços, preços, ofertas, lançamentos ou descontos.
O foco destes conteúdos é apresentar, não apenas preços, mas diferenciais de produtos específicos que possuem grande potencial de venda.
O que você vai postar depende dos produtos de oportunidade que você possui no portfólio e nas campanhas que você tem ativa ou que vai lançar.
Periodicidade de lançamento de cada tema de conteúdo de marketing para e-commerce
A periodicidade de cada um destes tópicos vai depender da estratégia que você pretende focar, mas mais do que isso é importante você observar com o que a sua audiência engaja mais.
Conteúdo rico é sempre muito importante e defendo muito investir nisso, mas se a sua audiência engaja melhor com imagens ou conteúdos voltados a produtos nada impede de explorar isso.
Lembre-se, no final do mês o que vai contar em um e-commerce é o volume de notas fiscais que você faturou. Então, vá sempre na direção que melhor gerar oportunidade de vendas para o seu e-commerce.
Canais de distribuição
Depois de determinar o conteúdo você precisa saber como distribuí-lo. É sempre muito importante determinar o canal ideal para o tema.
Para isso é preciso saber como as pessoas se relacionam com você em cada um destes canais.
- Post nos feeds;
- Post em stories;
- Email;
- Vídeos;
- Artigos em Blogs;
- Display;
- Pesquisa;
- Banners.
Um dica muito boa para ajudar na organização é criar um calendário de postagem e conteúdo dividido por semana.
Quer saber como criar conteúdo de marketing para e-commerce de maneira eficiente? Então entre em contato conosco.