Todo cliente que começa um projeto de e-commerce mais enxuto e chega até mim faz a seguinte pergunta: Rapha, estou começando agora e minha loja virtual é pequena, por onde devo iniciar as estratégias de marketing?
E eu nunca tenho uma resposta definida para isso, simplesmente por que não tem mesmo como ter uma. Essa resposta depende de uma série de variáveis.
Normalmente em um primeiro momento sempre pensamos nas principais redes sociais (Facebook e Instagram) e também no Google. Mas mesmo assim ainda existe a dúvida de por qual deles começar.
O receio dos lojistas em iniciar estratégias de marketing em um canal errado é algo que não se resguarda apenas para e-commerces menores, mas também para os grandes.
Escolher por onde começar depende do seu produto, do seu público, do seu poder de investimento e do potencial de cada canal.
Além disso, descobrir o que é ideal para cada um destes pontos levantados não é nada fácil, mesmo para quem já está habituado com as estratégias de marketing digital.
Pode ser que o tipo de produto que você venda tenha uma aderência maior de interesse a partir das redes sociais, isso estará diretamente ligado ao comportamento de compra do seu cliente.
Se a forma como o seu cliente chega até o seu produto é a partir de uma busca mais ativa, o Google pode fazer mais sentido de início.
De outro lado pode ser que para a sua marca seja importante num primeiro momento trabalhar mais o reconhecimento das pessoas, neste caso as redes sociais são muito boas para isto e talvez começar por elas seja mais negócio para você.
De todo modo, ambos os canais podem proporcionar ótimos resultados tanto de performance quanto de construção de marca, o importante realmente é analisar o potencial de cada canal.
Outra coisa a se levar em consideração é o valor que será investido de início. Isto pode ser também um fator determinante no início da sua estratégia de marketing.
O ideal é tentar trabalhar ambos os canais de forma alinhada: performance no Google com campanhas de search, remarketing e branding nas redes sociais.
Estas são ações muito boas para quem está começando e tem um valor mais reduzido de investimento. Porém, como falei no começo, não tem resposta pronta para isso, estas são ações que normalmente utilizado para quem está começando.
E a partir dai as estratégias devem ir evoluindo junto com os canais. Neste vídeo falo um pouco mais sobre este tema. 🙂
Tem dúvidas de como iniciar suas estratégias de marketing para uma loja virtual que está no começo? Então entra em contato com a gente: