Se existe uma coisa que dá trabalho de desenvolver em uma loja virtual, essa coisa é a criação de um bom conteúdo de página de produto.
E o principal é que um conteúdo de página de produto bem estruturado faz uma diferença enorme tanto em suas estratégias de conversão quando em suas estratégias de atração.
Quando você tem um conteúdo bem estruturado as pessoas que estão interagindo com ele tem a oportunidade de aprender a comprar o seu produto e encontrar motivadores para tomar uma decisão de compra.
A página de produto é a chance que vc tem de apresentar todos os diferenciais do seu produto aos visitantes que chegam até a sua loja virtual, assim como um vendedor em uma loja física apresenta todos os diferenciais de um produto disposto na vitrine.
É o conteúdo da página de produto que vai apresentar todos os motivadores necessários para convencer uma pessoa a comprar aquele produto da sua loja virtual. Quando um consumidor está no processo de decisão de compra ele busca por informações relevantes daquilo que está buscando.
De outro lado o conteúdo da página de produto deve conter todas as informações necessárias para atrair as pessoas que possuem interesse naquilo que você vende. Mas elas só encontrarão o produto e chegarão até ele se o seu conteúdo fornecer as respostas que elas precisam.
Como você pôde perceber o conteúdo da página de produto é importante para atrair pessoas e converter vendas. O desafio fica justamente em como construir esse conteúdo de maneira objetiva.
Muitos clientes e alunos me perguntam o que colocar no conteúdo da página de produto e como construí-lo com a efetividade necessária para atrair e converter. Essa pergunta parte justamente de uma provocação que faço questionando-os do porque não explorar melhor o conteúdo da página de produto de suas lojas virtuais.
Esse artigo tem justamente o objetivo de trazer as ferramentas necessárias para você conseguir criar um conteúdo de página de produto matador detalhando a estrutura da seguinte forma:
Palavra (termo) foco no conteúdo de página de produto
A palavra foco é o termo principal que você vai utilizar para descrever o conteúdo da página de produto. A palavra foco precisa estar presente no nome do produto e se repetir no decorrer do conteúdo.
É muito importante que você estruture a palavra foco de maneira eficiente por que ela será utilizada não apenas pelo o usuário para identificar seu produto, mas também pelos buscadores e veículos de mídia para exibir o conteúdo mais relevante às pessoas.
O seu termo foco deve conter no máximo 5 palavras e você pode se basear no nome do produto para defini-lo. Por exemplo, se o nome do produto for “Bolsa de couro reforçada vermelha” você pode definir o termo foco como “Bolsa de couro reforçada”.
Isso por que o que importa no produto é a descrição dos atributos no nome dele que não se alteram em outras variações, como cores (vermelha) por exemplo. Por este motivo poderíamos deixar a palavra “vermelha” de fora, uma vez que você pode ter várias outras cores, mas o conteúdo utilizado para descrever o conteúdo da página de produto seria o mesmo.
Descreva “o que ele é”
Entenda esse primeiro ponto da construção da descrição como uma ferramenta de criação de conteúdo de página de produto.
Por que o objetivo de descrever o que o produto é, para que ele serve e o que ele faz é te ajudar a criar uma estrutura de conteúdo para criar uma descrição com mais eficiência.
Quando você utiliza essa técnica tem mais chances de levar os motivadores necessários para a tomada de decisão para as pessoas que acessarem as páginas, além disso você consegue cobrir mais formas pelas quais as pessoas podem buscar pelo seu produto.
Descrever “o que ele é” basicamente é contar às pessoas quase que de forma literal o que é o seu produto. Mas também é muito importante levar informações relevantes para sanar todas as dúvidas das pessoas que estão consumindo o conteúdo.
Nesse tópico você vai essencialmente apresentar o seu produtos para as pessoas, então capriche no descritivo e não deixe passar nenhum detalhe relevante para o usuário.
Descreva “para que ele serve”
Aqui é onde basicamente você vai entregar um conteúdo de página de produto que vai tocar na dor ou necessidade da pessoa que estiver buscando pelo seu produto.
Nesse tópico você vai colocar todos os problemas que ele resolve e vai descrever no conteúdo da página de produto como ele vai atender as necessidades da pessoa que utilizar.
Se eu voltar no exemplo da bolsa de couro reforçada que usei anteriormente, aqui nesse tópico eu diria ela serve para guardar diversos elementos pesados, serve para o seu dia-a-dia, serve para levar material de estudo ou trabalho, serve para notebook e por aí vai.
Descreva “o que ele faz”
Já nesse tópico “o que ela faz” você vai focar nos objetivos do produto, ou mesmo no objetivo da pessoa que quer utilizar esse produto.
É importante que você descreva, não apenas o que o produto em si faz no âmbito funcional, ou seja, aquilo que ele foi projetado para fazer, mas principalmente o que ele faz ou pode fazer pela pessoa que vai utilizar.
Novamente no exemplo da bolsa de couro reforçada eu poderia dizer que ela protege os materiais internos por causa do forro reforçado, que ela tem grande durabilidade, que é a prova d’água, que não ocupa espaço , que combina com meu look do dia-a-dia, etc…
Descreva os diferenciais do produto
Já os diferenciais são justamente os motivadores extras de convencimentos que você pode trazer para quem estiver interessado no seu produto.
Pense nos diferenciais como algo que agregue mais valor ao seu produto. Muitas vezes o diferencial pode não estar diretamente ligado ao produto, mas pode estar ligado ao serviço que você entrega junto com ele.
Lembre-se que é muito fácil hoje em dia encontrar um concorrente seu na internet, por isso os diferenciais podem ser o ponto de decisão na escolha do consumidor.
Adicione as características técnicas
Os atributos técnicos também fazem a diferença no seu conteúdo de página de produto. Nesse tópico você vai basicamente descrever o que contempla o seu produto e quais são as principais características.
Isso pode ir desde composição de alimentos ou suplementos até requisitos técnicos de eletrônicos ou composição de peças de roupa por exemplo.
Utilize Imagens no corpo do conteúdo de página de produto
Se você já ouvir a expressão “o cliente compra com os olho” vai entender o que vou trazer neste tópico.
Já não é mais nenhuma novidade a importância das imagens em uma página de produto de qualidade, mas o que você talvez não saiba é que usar as imagens para ajudar a compor o seu conteúdo pode ser um diferencial enorme na comunicação e convencimento do seu cliente.
Normalmente vemos imagens sendo utilizadas como destaque do produto no topo da página (o que é primordial), mas você também pode utilizar imagens no decorrer do conteúdo da sua página de produto para ajudar e ilustrar determinados tópicos.
Isso é uma técnica muito boa para quem vende produtos mais complexos ou que possuem detalhes que são difíceis de descrever apenas com texto. É uma forma de aproximar ainda mais a experiência da pessoa do contato visual com seu produto.
Lembre-se que a página de produto faz o papel do seu vendedor ao mostrar os diferenciais do que está sendo apresentado e as imagens são partes essenciais disso.
Mais um último ponto neste tópico, não se esqueça que todas as imagens adicionadas na página do produto, seja nos destaques ou no conteúdo, devem ter um nome que remeta ao seu produto e principalmente ter a tag ALT preenchida com informações e palavra foco.
Não esqueça as meta titles e meta descriptions do Google
Por fim, com um conteúdo rico e relevante não podemos nos esquecer das metas do Google. São elas que aparecerão para os usuários nos resultados de busca, então é muito importante trabalhá-las de maneira eficiente.
É muito comum os lojistas esquecerem de customizar as meta titles e meta descriptions da página de produto ou mesmo esquecem de preenchê-las. E isso pode prejudicar bastante a relevância da sua página, mesmo tendo um conteúdo bem trabalhado.
Então, a dica que eu dou aqui é: na meta title utilize a sua palavra foco e na meta description também utilize sua palavra foco mas descreve brevemente as características essenciais.
Conclusão
Este artigo trouxe para você ferramentas que vão ajudá-lo a criar um conteúdo de página de produto eficiente que tem um grande potencial de atração e também de conversão, pois vai permitir que você coloque todos os motivadores necessários para ajudar o seu cliente no processo de decisão.
Criar um conteúdo bom dá trabalho, mas garanto a você que é uma das coisas que mais poderá trazer resultado em suas vendas. Então, invista tempo nisso, tenho certeza que o trabalho valerá a pena.
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